Advertisement

Representantes do Instituto Albert Einstein e da Secretaria Estadual de Saúde visitam a USF Vila Elmira em Barra Mansa


Objetivo da visita foi de conhecer unidade laboratório do PlanificaSUS no município

A manhã desta quinta-feira, dia 16, foi marcada pela visita dos representantes do Instituto Albert Einstein e da Secretaria Estadual de Saúde à Unidade Saúde da Família do bairro Vila Elmira, em Barra Mansa. O objetivo da ida até o espaço foi conhecer e avaliar o processo de trabalho da unidade laboratório do PlanificaSUS no município. O projeto tem a finalidade de melhorar os serviços de saúde na região, buscando avançar a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma qualificada e integrada, reduzindo as filas em serviços primários e especializado.

A gerente da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, Adriana Alves, explicou que o PlanificaSUS ainda está em fase de implantação na região do Médio Paraíba do Sul e os profissionais da rede estão passando por workshops e capacitações que visam tornar os serviços e atendimentos mais eficientes. “O projeto nesse período de implantação serve para melhorar o acesso dos usuários aos serviços de saúde e organizar agendas. A principal proposta é que os processos de trabalho possam ser organizados de forma mais eficiente, para que exista uma integração entre a rede de atenção primária e a especializada”, explicou a gerente.

PlanificaSUS

O PlanificaSUS é um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS. O objetivo da iniciativa é otimizar o desenho da rede de saúde, melhorar o acesso da população aos serviços e trabalhar para alcançar atendimento para a população, além de fortalecer a articulação com os setores de saúde de outros municípios.