Advertisement

Prefeitura de Barra Mansa inaugura Unidade de Saúde da Família em Santa Rita de Cássia

USF facilitará acesso da comunidade à atendimento médico e odontológico, acompanhamento para gestantes e bebês, exames preventivos, entre outros

Os moradores do distrito de Santa Rita de Cássia receberam na noite da última terça-feira (7) a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF). O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, juntamente com a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário de Saúde Sérgio Gomes e o vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, entregaram o local, que oferecerá acesso à consultas médicas, pré-natal, pediatria, atendimento odontológico, acompanhamento para gestantes e bebês, curativos, exames preventivos e testes de gravidez (TIG).
Estiveram presentes na inauguração o ex-prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, secretários e representantes do governo municipal, vereadores, membros de associações de moradores, de produtores rurais e da comunidade.
A unidade é equipada com quatro consultórios, divididos em clínico geral, ginecologia, odontologia e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), salas de curativo, esterilização, vacina, farmácia, dispensário, recepção, banheiros feminino, masculino e para pessoa com deficiência, e cozinha.
A equipe que atuará na USF Santa Rita de Cássia é formada por um médico clínico geral, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde e os profissionais do NASF: fisioterapeuta, nutricionista, ginecologista, pediatra e psicólogo.
O prefeito Rodrigo Drable contou sobre o caminho percorrido para realizar a entrega da unidade. “Estarmos aqui é uma conquista. Há três anos, quando iniciamos o governo, nos deparamos com alguns problemas muito graves pela cidade. Foram sonhos vendidos e que não tinham condições de se realizarem. As dificuldades foram inúmeras, mas não foram motivos para não fazermos o nosso melhor todos os dias”, explicou.
Rodrigo informou que a nova USF Santa Rita de Cássia foi pensada em cada detalhe para atender de forma plena a população do distrito. “Nos dedicamos para que essa obra fosse feita da melhor maneira, oferecendo dignidade aos moradores. Que aquela condição do passado, onde o preventivo tinha que ser feito em uma sala e as mulheres não tinham a privacidade necessária, nunca mais volte a acontecer. Que nós tenhamos uma unidade a altura da comunidade”, pontuou.
Mensalmente, a USF Santa Rita de Cássia realizará inicialmente 552 atendimentos, sendo 316 para consultas com médico clínico geral e 236 entre pré-natal, preventivo e consulta de enfermagem. Ao todo, a unidade conta com 526 famílias cadastradas e 1.532 pessoas registradas. O local também oferecerá preservativos e contraceptivos.
A partir de fevereiro será instalado o prontuário eletrônico, que facilitará o acesso aos dados do paciente em qualquer unidade de saúde do município. Através dele será possível pesquisar o histórico de saúde, medicamentos e exames prescritos.
O secretário de Saúde Sérgio Gomes pontuou a qualidade da USF. “Hoje estamos entregando para a comunidade uma unidade nova, com gabinete odontológico, cabeamento pronto para ser um local informatizado, com prontuário eletrônico, o e-SUS. É um espaço completo, com o que tem de melhor no Ministério da Saúde. Nós estamos evoluindo e vamos fazer muito mais. Em breve entregaremos mais unidades", comemorou.
As obras, iniciadas na gestão passada, ficaram paralisadas por cinco anos por problemas relacionados à falta de pagamento. Os serviços foram retomados em agosto graças aos esforços da Prefeitura. “O prefeito Rodrigo Drable teve sensibilidade e colocou recurso próprio, da prefeitura, para concluir essa obra. Também investimos em novos equipamentos e mobiliários”, disse Sérgio Gomes.
A enfermeira assistente e gerente da unidade, Luciana Ramalho Turino, apontou as transformações que a nova USF trará para a comunidade. “As mudanças são muito gratificantes, porque era algo que a comunidade estava esperando há anos e que aconteceu de fato, neste governo. Agora há conforto e privacidade nas consultas. Temos mais espaço, o que não acontecia antes. Hoje, o paciente tem todos os tipos de atendimento necessário para ele”, explicou.
A USF facilitará o acesso aos serviços de saúde, anteriormente prestados em um local cedido pela Associação de Produtores Rurais ou em outras unidades. A moradora do distrito, Débora Cristian, conta como está recebendo a novidade. “Estávamos ansiosos. O espaço está ótimo, mais confortável e amplo. Melhorou bastante para a gente que é morador. Antes, dependendo do tipo de consulta, tínhamos que sair daqui e ir para outros bairros para sermos atendidos. Sempre que eu precisava vacinar meus filhos, tinha que me deslocar para outra unidade. Agora isso mudou, além de contamos com atendimento emergencial também”, comemorou.
O espaço, localizado na Rua 01, nº 226, funciona das 7h às 17h. As consultas devem ser agendadas.