Advertisement

Qual é a graduação ideal pra mim?


Algumas dicas podem ajudar na hora de escolher o tipo de curso que vai guiar a sua carreira
 

Durante todo o Ensino Médio, as escolas preparam e orientam os seus alunos para ingressarem no curso superior. Assim, a grande maioria dos estudantes, desde cedo, já têm uma ideia de qual área seguir e começam a se organizar para isso.
 
Porém, o que muitos não sabem é que graduação oferece diferentes modalidades. Por exemplo, os próprios professores que orientam os alunos na escola a buscarem uma área possuem formação em uma Licenciatura. Nessa modalidade, o profissional está habilitado a dar aulas, com uma formação voltada para esse fim na área em que ele escolheu.
 
Entre as várias opções de cursos, o estudante deve estar atento à qual modalidade é a ideal para ele: bacharelado ou licenciatura. Confira a seguir as principais características de cada uma e entenda as diferenças entre elas.
 
Bacharelado x Licenciatura

No bacharelado, o curso prepara o profissional, de maneira geral, para o mercado de trabalho. Nessa modalidade, você é formado com sólidos conhecimentos sobre sua área de estudo e com amplas habilidades e possibilidades para atuação na profissão. Em média, os cursos duram de três a seis anos. Por exemplo, o Jornalismo é um tipo de bacharelado. O profissional formado nesse curso não precisa, necessariamente, atuar como jornalista. Ele pode trabalhar, ainda dentro de sua profissão, em outras áreas, como a assessoria de imprensa, a produção de conteúdo multimídia, entre outras.
 
Já na licenciatura o objetivo é formar profissionais com habilidades para lecionar, ou seja, serem professores em escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio. Existem licenciaturas em diversas áreas: Ciências Humanas e Sociais, como os cursos de Geografia, História, Português e Inglês – com o curso de Letras –, Ciências Exatas, como Matemática, e Ciências Naturais, como Química e Física, por exemplo.
 
A duração dos cursos de licenciatura é, em média, de quatro anos.
 
Algumas universidades oferecem até mesmo as duas opções para a graduação, como o curso de Educação Física do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, no sul fluminense, que permite aos interessados escolher entre bacharelado e licenciatura, ou mesmo ter uma formação plena, que envolve as duas modalidades juntas. Ainda sobre as licenciaturas, a instituição oferece também os cursos de Pedagogia e Música.
 
Portanto, além de encontrar uma área com que tenha afinidade, você deve analisar o que combina mais com o seu perfil e onde poderá dar o seu melhor de acordo com seus pontos mais fortes – competências e conhecimentos.
 
E, afinal, se você se identifica com o ambiente de sala de aula e vê nessa carreira a sua vocação, fazer uma licenciatura é o caminho ideal. Porém, se você prefere focar nas demais possibilidades do mercado de trabalho, um bacharelado poderá te ajudar a se profissionalizar.