No dia 05 de Novembro de 2019, em que se comemorava o 24º Aniversário de Emancipação, o município de Porto Real presenciou em seu desfile a manifestação de Profissionais da Educação que organizaram um ato pacífico, para que as autoridades e população tivessem ciência das necessidades de melhoria na Educação Pública municipal. Foram as principais reivindicações:

. Implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Profissionais da Educação, elaborado pela comissão de base da categoria; 

.Pagamento adequado da Gratificação para o Desenvolvimento Educacional de Porto Real (GIDEP) e inclusão dos Segmentos da Educação Infantil, Educação Especial excluídos na atual gestão e sem ações para que sejam contemplados;

. Aumento Salarial real;

.Pagamento de vantagem pecuniária (percentual por formação) para parte dos Pedagogos da Rede Municipal de Ensino;

. Cumprimento de 1/3 da Carga horária para planejamento como prevê a lei; 

. Transparência nas Eleições do Conselho Municipal de Educação e Eleições de Diretores;

. Cumprimento do Plano Municipal de Educação que carrega a maioria das metas sem efetivação;

. Material em quantidade e qualidade nas escolas de acordo com o segmento e modalidade;

. Manutenção do Plano de Saúde sem desconto para os servidores efetivos; 

Os manifestantes ressaltam que o ato não tem vinculação político-partidária, e sim, as necessidades dos servidores públicos.

 O ato contou com a colaboração do SEPE – Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação. O Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Porto Real colaborou na publicação desta reportagem.