Advertisement

Barra Mansa realiza testes rápidos de AIDS, Sífilis, Hepatite B e C


Ação faz parte da Campanha Fique Sabendo, do Ministério da Saúde



Neste mês de novembro, para fortalecer a campanha do Novembro Azul, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove iniciativas com o objetivo de aproximar o cidadão e o conscientizar para a necessidade de diagnósticos que previnam doenças. Nesta quarta-feira (06) no pátio da Prefeitura, foram realizados testes rápidos para Hepatite B e C, AIDS, Sífilis, através do caminhão ‘Fique Sabendo’. Ao todo, foram realizados 105 exames.

O caminhão estará presente ainda nesta quinta-feira (07) na Subprefeitura da Região Leste e no sábado (09) na Praça da Matriz, no Centro. Ao longo de todo ano, os profissionais realizam nos Postos de Saúde da Família (PSF) esses testes rápidos. A ênfase é maior na detecção de Sífilis, em virtude do aumento do número de casos no Brasil.

A Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Devezas, informou como é desenvolvido o trabalho que a prefeitura disponibilizou à população. “O teste rápido é obtido através da coleta de uma gota de sangue e o resultado fica pronto em 30 minutos. Se o resultado for reagente, é realizado encaminhamento para tratamento e acompanhando”, frisou Ana, que ainda destacou a importância de acompanhamento à gestantes. “É preciso, além de todas as pessoas atendidas, também ter uma atenção com as gestantes, para que o feto não nasça com algum tipo de consequência, como também estar atento aos parceiros”, pontuou.

A coordenadora do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Renata Rena, exemplificou o serviço ofertado pela secretaria de Saúde. “O Ministério da Saúde introduziu o terceiro sábado de outubro como o dia D de Combate à Sífilis. Contudo, para uma melhor adesão dos homens na realização dos testes, juntamos a ação de novembro e outubro e fizemos uma parceria com a Saúde do Homem para conseguir sensibilizar o público masculino. O intuito é motivar a visibilidade e adesão dos Homens”, destacou Renata.

A campanha ‘Fique Sabendo’ é uma ação do Ministério da Saúde, com o foco na prática de exames para a descoberta da chamada IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).