Advertisement

Barra Mansa inicia trabalho de decoração para o fim de ano


Estação das Artes está sendo preparada para receber eventos de Natal



Barra Mansa tem a tradição de se programar e transformar a cidade nos períodos festivos de fim de ano. A cidade entra no clima, com decorações natalinas, através de parcerias entre a Prefeitura Municipal e apoiadores do comércio local. A Fundação Cultura já está se preparando, com eventos e mais ações de ornamentações especiais para as próximas semanas.

A Estação das Artes recebeu uma nova pintura, através de uma parceria entre a administração municipal, o comércio local, a Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Barra Mansa (ACIAP), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sicomércio.

O local abriga uma programação regular de aulas de pintura, capoeira, exposições selecionadas por editais, palestras e diversos outros eventos. Ao lado, na Gare Poeta Marco Medeiros, são realizados festivais gastronômicos, hip hop, rodas de capoeira e feira livre. “Agora chegou a vez da Estação das Artes, que foi inaugurada em 1871, pela princesa Isabel. Um marco histórico no desenvolvimento da cidade”, celebrou o prefeito Rodrigo Drable.

Rodrigo ressaltou o amor do munícipe pela cidade. “Barra Mansa tem um elemento muito característico daqueles que nasceram e vivem aqui, o amor pela cidade. É um sentimento que impulsiona o cuidado e o carinho por aquilo que nos impacta todos os dia”, explicou o Drable.

O prefeito aproveitou para agradecer o empenho daqueles que ajudaram na recuperação do local. “A pintura do prédio histórico é resultado do envolvimento dos barra-mansenses apaixonados pela cidade, como o Bravo, que é presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, a Terezinha Rímulo da Dar’c Tintas, que sensibilizou a fabricante de tintas Maza e, especialmente, às diretorias da ACIAP, CDL e SICOMÉRCIO. Juntos doaram todo o material necessário para a pintura do prédio. Com o esforço e o empenho dos homens da Secretaria de Manutenção Urbana, sob a liderança do meu amigo Helinho e do secretário Luiz Gonzaga, estamos realizando mais esse sonho”, frisou Rodrigo.

Sobre os patrimônios municipais, Rodrigo Drable citou as reformas em prédios históricos. “Vale lembrar que é necessária uma reforma mais completa, mas essa é uma iniciativa relevante para evitar danos maiores ao patrimônio da cidade. O caminho já percorrido é reflexo do cuidado e preocupação com o que temos de mais bonito”, concluiu.

Rodrigo informou que manteve sua promessa de reconstruir a cidade. Em 2017, com a ajuda do SESI, a Fundação Cultura recuperou a Fazenda da Posse, primeira construção da cidade. “Transformamos aquele casarão lindo em um necessário Centro de Documentação e Memória, onde hoje abriga um acervo riquíssimo, com obras raras e documentos antigos, que têm sido fonte de pesquisa para muitos acadêmicos e para curiosos. O Palácio Barão de Guapy está na reta final da sua maior reforma da história, com a revitalização e integração do Corredor Cultural”, concluiu o prefeito.

A Fundação Cultura Barra Mansa já prepara uma programação especial de fim de ano, com eventos e decorações. A agenda completa será divulgada em breve.