Advertisement

INSTITUTO DAGAZ É CONVIDADO DA PRIMAVERA LITERÁRIA QUE VOLTA AO RIO COM HOMENAGEM À AMAZÔNIA


Tradicional feira de autores e editoras independentes chega a sua 19ª edição com o tema Equidade, Sustentabilidade e Bibliodiversidade.

De 3 e 6 de outubro, a Primavera Literária Rio levará para o público carioca, além de sua tradicional feira de livros, uma intensa programação cultural. Conhecida por sua pluralidade temática, o evento este ano não poderia deixar de inovar: uma Rua do Desenho e um Bar Literário com shows irão ocupar os jardins do Museu da República, espaço que recebe mais uma vez o evento no histórico bairro do Catete, na Zona Sul da cidade.

Acreditando num caminho para um mercado editorial mais justo e para políticas do livro e leitura efetivas e democráticas, a LIBRE, organizadora do evento, traz para esta edição o tema Belém-Pará/Amazônia com o lema Equidade, Sustentabilidade e Bibliodiversidade. A programação cultural do evento será assinada pela Palavralida, iniciativa que tem o objetivo de produzir assessoria, curadorias e capacitações para eventos.


São esperados para os quatro dias de evento bate-papos, conversas, mesas de debate, lançamentos, escritores convidados nacionais e internacionais, um festival de poesia e um encontro de podcasters, além de uma programação educativa e infantil com contação de histórias e oficinas de ilustração.

Ao longo de uma história de resistência das editoras independentes, a Primavera Literária Rio de Janeiro é organizada pela LIBRE desde 2002 e, na edição anterior, recebeu em quatro dias 10 mil pessoas nas suas quase 100 atrações culturais diversificadas gratuitas.

A 19ª Primavera Literária Rio de Janeiro é uma realização da LIBRE e conta com o apoio institucional do Museu da República, apoio de mídia da PublishNews, Agência ONZE – UVA Barra e gráfica parceira Forma Certa.

DE OLHO NA PROGRAMAÇÃO: 

DIA 4/10 10 às 12 HORAS 

PLANO NACIONAL DE LIVRO E LEITURA - PNLL e os eventos literários

BAR LITERÁRIO CONVIDADOS 

Senador Jean Paul Prattes
Marinez Fernandes - Bienal do Livro de Volta Redonda
Adriano de Souza - Secretário de Cultura de Juína/MT

Mediação: Renata Costa
 
" Falar da experiencia e as dificuldades de promover eventos culturais, principalmente os literários no interior é um desafio imenso porém prazeroso. Esse ano será a IV Bienal, que está tramitando nas Leis de Incentivo, para buscar investimentos, o tema da III Bienal foi sustentabilidade esse ano será Periferia Conectada. O evento tornou-se referencia e colocamos Volta Redonda, na rota dos grandes eventos. Em 2018,  fomos certificados pelo Ministério da Cultura no Calendário Rio de Janeiro a Janeiro, que identifica e certifica os maiores eventos do Estado. Para se ter uma ideia de números o publico das ultimas edições chega aproximadamente 65 mil pessoas. Reiteramos que a Bienal acontece á 6 anos, e estamos conversando com alguns parceiros e com a SEEDUC-RJ, IFRJ Campus Pinheiral e mais uma vez sem recurso da administração publica municipal e mesmo assim está entre as maiores feiras do pais. Isso é gratificante demais.  " Marinez Fernandes gestora do Instituto Dagaz. 


Serviço: PRIMAVERA LITERÁRIA RIO 2019 
Data: 3 a 6 de outubro de 2019 
Horário: 10h às 20h 
Local: Museu da República – Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro – RJ 
Entrada gratuita