Advertisement

Barra Mansa oferece suporte aos pequenos produtores em vacinação contra Febre Aftosa


Secretaria de Desenvolvimento Rural auxilia na aplicação da vacina

Barra Mansa entra no combate à febre aftosa. Entre os dias 01 a 30 de novembro inicia a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a doença. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, oferece apoio técnico ao pequeno produtor, na aplicação do produto.
A Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa é uma ação nacional do Ministério da Agricultura e realizada no estado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No município, o combate é de responsabilidade do Núcleo de Defesa Agropecuária (NDA), tendo como alvo bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Luiz Vaneli, o Leiteiro, informa que a prefeitura está junto neste combate. “Nós damos suporte para aqueles que não têm condições de aplicar a vacina, ou seja, o pequeno produtor. O que fazemos nesta campanha é disponibilizar um veterinário da secretaria para a aplicação da vacina”, informou o secretário.
A partir do dia 01 de novembro, os produtores devem se dirigir as lojas agropecuárias cadastradas no NDA para adquirir a vacinação. Posteriormente devem levar a declaração de vacinação ao órgão. Quem não vacinar ou não entregar o documento está passível de infração com multa.
A representante do núcleo de Defesa Agropecuária (NDA) e médica veterinária, Valéria Feder Montez, explica a importância da imunização. “O país é o maior produtor de gado a pasto e um dos grandes exportadores de carne. Essa doença é altamente contagiosa e o vírus pode se propagar facilmente, causando prejuízos para os produtores e para o município”, explicou a representante.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural fica na Rua 17, Nº118, bairro São Luiz. Dúvidas e solicitações pelo telefone 2106-3547. Já o Núcleo de Defesa Agropecuária fica na Rua João Chiesse Filho, nº 312, no Parque da Cidade. Mais informação pelo telefone 3328-2479.