Advertisement

Autossustentabilidade: Sede Campestre do Sindicato dos Bancários passa a produzir energia elétrica


 

Painéis fotovoltaicos estão instalados no teto do salão de festas e têm capacidade para produzir 7.050 Kwh de energia por mês

 

 

A diretoria do Sindicato dos Bancários está implementando uma série de melhorias na Sede Campestre, localizada no bairro Colônia Santo Antônio, em Barra Mansa. Uma delas está relacionada à preservação e a sustentabilidade ambiental. Através do sistema de energia solar fotovoltaica, a Sede Campestre passa a gerar a sua própria energia elétrica possibilitando a manutenção de toda estrutura do local, que é dotado de duas saunas, piscina, salão de festas, dois campos de futebol com refletores, salão de jogos, bar e estacionamento.

 

De acordo com a direção sindical, foi instalado um kit da WEG com 165 painéis fotovoltaicos, que resultam numa potência total de 61,31 Kwp, com capacidade para gerar 7.050 Kwh/mês. As placas estão fixadas no telhado do salão de festas, local que maximiza a produção energética e onde não há sombreamentos ou outras interferências. A capacidade de geração de energia durante o verão chega ao total de 8.081 kWh/mês. Já no inverno, o sistema vai gerar 5.310 kWh/mês.

 

Para se ter ideia da economia proporcionada pelo equipamento, somente no dia 12 de outubro foram gerados 361.70 Kwh de energia, com potência instantânea de 44.21 Kwh. Essa produção seria suficiente para colocar 67 geladeiras em funcionamento.

 

O excedente da produção será disponibilizado para uso nos três andares da sede administrativa do Sindicato em Barra Mansa e nas Subsedes de Resende e Volta Redonda.

 

IMPACTO AMBIENTAL:

 

- Em apenas um ano o clube deixará de emitir o CO2 (Gás Carbônico) produzido por 6.690 galões de gasolina.

 

- Em 25 anos, o sequestro de carbono realizado é igual a 35.040 mudas de árvores crescendo por 10 anos.

 

- A emissão de gases do efeito estufa evitada equivale a 5.214.992 km rodados de um carro de passeio