Advertisement

O tempo não para: Como se preparar para o envelhecimento?

Faça a diferença hoje para viver bem na terceira idade

O envelhecimento deve ser entendido como um processo natural da vida que traz com você algumas alterações sofridas pelo organismo consideradas normais para esta fase. Envelhecemos desde o momento em que nascemos. E como diz o ditado “se envelhece conforme se vive”. Considera-se o envelhecimento como um fenômeno natural, mas que geralmente apresenta um aumento da fragilidade e vulnerabilidade, devido à influência dos danos à saúde e do estilo de vida. 

Para viver na terceira idade com qualidade é importante desenvolver bons hábitos ao longo da vida. Praticar atividade física regular, alimentar-se de maneira equilibrada, evitar o uso frequente de álcool e cigarro, dormir bem e fazer visitas ao médico e exames periódicos são alguns desses hábitos determinantes. No entanto, a dermatologista Dra. Caroline Antunes, esclarece abaixo algumas dúvidas sobre o envelhecimento e dá algumas dicas de práticas que ajudam a envelhecer bem e de forma feliz. Confira! 
  
A dermatologista comenta que os sinais do envelhecimento aparecem para todos, mas em ritmos individuais e diferentes intensidades a depender do local. “Tem gente que tem tendência a ter rugas na testa, outras pessoas iniciam os sinais do tempo marcando o bigode chinês (sulco) e por aí vai .... A boa notícia, é que hoje temos tecnologias para protelar esses sinais. Toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores, lasers, pellings, microagulhamento etc. Você pode envelhecer bem, diz “
Os hábitos que cultivamos ao longo da vida são responsáveis por 70% do que vamos colher em nossa velhice (positiva ou negativamente). Os outros 30% são fatores genéticos. Por isso, o ideal é que, desde crianças, tenhamos um olhar voltado para o processo de envelhecimento. Organicamente, é a partir dos 28 anos de idade que o ser humano entra na rota do envelhecimento. Pele, cabelos, órgãos e tecidos passam a sentir o que é um caminho natural da vida.
A Dra. Caroline Antunes diz que não dá para descuidar da nossa saúde, que ter bons hábitos é fundamental não só para ter uma pele linda, mas faz bem para o corpo, para a mente e que ainda evita o envelhecimento precoce. “Com a expectativa de vida cada vez maior, nosso desejo é envelhecer bem, com saúde, de corpo, mente e aparência!”, diz a médica. E você, como quer envelhecer? Está fazendo por onde? Siga as dicas da especialista. 
Alguns hábitos que ajudam a envelhecer bem e feliz:
  Retirar sempre a maquiagem
  Usar filtro solar
  Não comer muito doce
  Evitar fumar
  Dormir bem
  Não abusar do álcool
  Beber muita água