Advertisement

Consumo de água foi assunto discutido na reunião Ordinária do Conselho do Parque Estadual da Pedra Selada


Na última semana, o município de Itatiaia por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou da Reunião Ordinária do Conselho do Parque Estadual da Pedra Selada. A reunião aconteceu na Sede do parque, pelo Conselho Gestor do Parque, e pela Câmara Temática de Recursos Hídricos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, entre os assuntos que foram discutidos no encontro, o que se tornou um grande debate foi a questão do consumo de água, que está aumento enquanto a produção tem diminuído. A secretaria faz um alerta para o assunto.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio, a participação da secretaria nesses conselhos tem grande significância para a cidade, pois a partir do acesso a vários editais, é possível abrir um leque de oportunidade ao município.
- Essa reunião foi importante para que esse assunto tenha sido levantado, gerando um debate positivo em relação a esse tema. Além integralizar a gestão ambiental como um todo, por isso, juntando vários órgãos, é possível começar a compatibilizar essas experiências, facilitando a gestão e criando um canal próximo com a sociedade. Acaba se tornando um grupo de trabalho onde e possível ter a visão do público, do privado e da sociedade.
Ligações de água no município
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Itatiaia trabalha realizando manutenções nas tubulações da rede de água e esgoto, visando solucionar problemas relacionados a falta de água no município. A secretaria conta com três equipes de água e esgoto para realizar os serviços de manutenção nas tubulações.
De acordo com o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto de Barros Soares, a finalidade das manutenções é melhorar o escoamento de esgoto e evitar transtornos como a falta de água no município.
- Essas tubulações são antigas e por isso realizamos as manutenções, onde são realizadas pequenas trocas, para que não falte água no município todo, além de aumentar o volume distribuído – explicou o secretário.