A Coordenadoria de Prevenção às Drogas, da prefeitura de Volta Redonda, realizou na manhã deste sábado, dia 26, um curso de conscientização sobre o assunto para 25 funcionários da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O evento aconteceu na Ilha São João e foi ministrado pela profissional de educação física, Mônica Cândico, e pelo coordenador da Prevenção às Drogas, Ricardo Vinícius da Cunha.
?Precisamos fortalecer as habilidades que o próprio educador físico tem. O aluno que faz uso destas substâncias precisa se inspirar naqueles que não precisam disto para se divertir. O papel do profissional de educação física é proporcionar este tipo de reflexão aos alunos?, lembrou Ricardo.
A professora de Educação Física Gláucia Porto esteve presente na capacitação e elogiou o tema. ?São esclarecimentos que nos ajudam a lidar com a situação. A minha capacidade de ensino vai estar muito mais ampla após os ensinamentos. Os jovens precisam ser adequadamente orientados e é importante que os profissionais sejam legitimados?, ressaltou.
Este é o módulo II do Curso de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas. No sábado passado, dia 19, as palestras reuniram 28 profissionais. ?É fundamental este tipo de atividade para a formação dos nossos jovens. Nossa ideia é ampliar estas capacitações para a Secretaria de Educação e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Somente com estes profissionais devidamente orientados que teremos uma sociedade melhor?, concluiu a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Salles Tavares.
Doutor Honoris Causa em Educação e Direitos humanos; ex- servidor na Prefeitura Municipal de Resende/RJ; Ex- Assessor de Gabinete do Prefeito na Prefeitura Municipal de Barra Mansa/RJ; Ex-servidor da Fundação Beatriz Gama de Volta Redonda/RJ. Eleito por três mandatos no Conselho Superior do Instituto Federal do Rio de Janeiro e dois no Conselho Municipal de Juventude de Barra Mansa/RJ. Consultor ad hoc da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, avaliando os trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica da 4ª Feira Mineira de Iniciação Científica (4ª FEMIC); Selecionado avaliador em um importante Prêmio de Inovação no estado de Minas Gerais e um outro no Espírito Santo em 2022. Encerrou 2022 recebendo homenagem do Governo Federal através do Programa Pátria Voluntária.