Advertisement

Prazo para alistamento militar se encerra no dia 30 de junho



Jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2015 (nascidos em 1997) devem, obrigatoriamente, fazer o alistamento militar. O prazo final termina na próxima terça-feira, dia 30. Para se alistar, o jovem deve se apresentar na Junta de Serviço Militar. Em Barra Mansa, o órgão fica  localizado no Parque da Cidade, no Centro, e funciona das 08h às 12h.
Devem ser apresentados os seguintes documentos: certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente (com fundo branco). Se o convocado tiver filhos, é obrigatória também a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Quem tem algum tipo de deficiência deve entregar o atestado médico. Vale lembrar que todos os documentos precisam ser apresentados em versões originais.
O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte ou ingressar no serviço público. O jovem também fica proibido de prestar vestibular ou de se matricular em qualquer estabelecimento de ensino. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.