Advertisement

Teia Nacional da Diversidade 2014

16.05.2014 - Secretaria Nacional de Juventude tem programação intensa na Teia Nacional da Diversidade 2014Secretaria Nacional de Juventude tem programação intensa na Teia Nacional da Diversidade 2014


Entre os dias 19 a 24 de maio, acontece em Natal/RN, a Teia da Diversidade, um encontro que pretende fortalecer o exercício dos direitos culturais e o diálogo entre a sociedade civil e o poder público no campo cultural.
Promovida pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC), a edição de 2014 tem o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede. O evento será uma grande celebração da cultura brasileira e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República, participa com uma programação voltada para o público jovem, apresentando os principais programas e ações que integram a Política Nacional de Juventude.
Haverá espaços de convergência, com rodas de diálogos sobre temas como: representações sociais e identidades múltiplas, focando nos artistas LGBT; a troca de experiência com as produções culturais do campo e da cidade; e entre jovens ativistas de diferentes segmentos. Durante a Teia, acontecerá também o Escambo Cultural, uma parceria entre a SNJ e a Fundação Cultural Palmares, que abordará a juventude negra e o protagonismo cultural, além de apresentar a Pesquisa Agenda Juventude Brasil e o Estatuto da Juventude.
 
Para Elisa Guaraná, coordenadora de Políticas Transversais da SNJ, a Teia da Diversidade representa um espaço de grande representatividade da cultura brasileira, visibilizando as diferentes expressões culturais desde o hip hop ao maracatu rural. “A juventude possui um legado imenso no campo da cultura, seja participando ativamente dos grupos culturais,  seja defendendo o direito à diversidade e à cultura,  que estão previstos no Estatuto da Juventude”, diz.
 
O Participatório – O Observatório Participativo da Juventude hospeda a comunidade da Teia Nacional da Diversidade, registrando a programação e todas as informações sobre o evento. A relatoria do encontro será realizada por bolsistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio das páginas wiki, uma espécie de página colaborativa. A Teia acontece na UFRN e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na Praça Largo da Ribeira e no Teatro Alberto Maranhão.
 
Para acessar a programação da Teia Nacional da Diversidade clique aqui