Advertisement

Evento em Volta Redonda-RJ

Alunos do UniFOA promovem ação social no Sider Shopping
Exames de oftalmologia serão realizados no segundo piso do mall

Em comemoração ao Dia do Oftalmologista, lembrado no dia 7 de maio, o Sider Shopping e o Centro Universitário de Volta Redonda, o UniFOA, vão promover uma ação social, no segundo piso do mall, próximo a loja C&A. O evento acontece amanhã, quinta, 8, das 14 às 21 horas. Serão realizados testes de acuidade visual, que tem como objetivo identificar alguns problemas de visão, como miopia, astigmatismo e outros.
A visão é um dos principais sentidos do homem que faz com que ele perceba o mundo. Através dos olhos, podemos descobrir as diferentes cores, pessoas, paisagens e toda existência da natureza. Enxergar bem é fundamental para o desenvolvimento educacional e profissional, pois muitas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem por algum problema visual. Por isso, é importante que a população se atente à saúde dos seus olhos.
Camile Teixeira, gerente de marketing do Sider Shopping, garante que as portas estarão abertas para toda a comunidade. Todos poderão participar das avaliações prévias de visão. Para ela é significante incentivar a realização de exames oftalmológicos. “Hoje em dia as pessoas têm tantos afazeres e preocupações que acabam esquecendo ou não tendo tempo para cuidar da saúde. Por isso, o Sider Shopping acredita que devemos realizar atividades que incentivam e alertam à população para preservar a saúde dos olhos”, comenta.
“Cerca de 10 alunos, da Liga Acadêmica de Oftalmologia, juntamente com um professor responsável, irão participar da ação”, conta Natália Messias Passos da Costa, chefe da secretaria executiva do curso de Medicina do UniFOA. Segundo Natália, a atividade será essencial no enriquecimento de aprendizagem do aluno. “Nesse evento, os estudantes poderão colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula. Eles vão atuar na área em que eles querem se especializar, atendendo um número expressivo de pessoas que estarão no shopping”, explicou.
Laís Maier, estudante do 9° período de Medicina, está com boas expectativas para o evento. Além de aprender na prática os procedimentos de exame visual, a aluna disse que será realizada uma pesquisa, pós-evento, a fim de analisar o número de pessoas que possuem algum problema de visão e que só terão ciência após a avaliação dos estudantes. “Vamos orientar e encaminhar para um serviço especializado todas as pessoas que possuírem alguma deficiência visual, que é um dos problemas que mais incomodam o ser humano, durante suas atividades cotidianas”, comentou.
A estudante aproveitou para alertar a população as demais doenças que podem afetar os olhos. “As pessoas não devem ficar focadas apenas no seu grau de visão, mas também a outras doenças que afetam que podem levar à cegueira, como o glaucoma, por exemplo. Por isso, é necessário que a comunidade esteja consciente da importância em realizar exames rotineiros e estar em dia com as visitas médicas”, enfatizou.