Advertisement

7 de maio-Se liga 16

Nunca é cedo demais para começar a questionar problemas, sair às ruas, reivindicar e decidir os rumos do país. Nessa perspectiva, o direito do voto aos 16 anos significa muito para os avanços do Brasil. Significa a inclusão dos jovens na qualificação do debate sobre as políticas públicas dentro do processo eleitoral, permitindo assim a apropriação das discussões como sujeito capaz de mediar, negociar e influir na construção de um mundo melhor.

A campanha ‘’Se Liga 16’’ realizada todos os anos pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) une grêmios estudantis, entidades estaduais e municipais do movimento estudantil e uma parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais em uma articulação nacional para conscientizar os jovens com idade entre 16 e 18 anos da importância de votar e incentivá-los a tirar seus títulos de eleitor.

Para a presidenta da UBES, Bárbara Melo, o papel da juventude é trazer um olhar mais transformador. ‘’Votar traz uma consequência prática na intervenção dos rumos do país. Com a campanha ‘’Se Liga 16’’ conseguimos incentivar os jovens a garantir seus direitos obtidos por meio da conquista do voto. Dessa forma cada vez mais estudantes podem contribuir com sua opinião e assim interferir positivamente na trajetória política do Brasil’’, destacou.

ELES ESTÃO LIGADOS

O estudante sergipano Jonathan Hora é um dos milhares de jovens que foram estimulados pela campanha. Aos 16 anos, Jonathan afirma que irá tirar seu título de eleitor na próxima sexta-feira, junto com outros colegas de classe.
‘’Eu acho fundamental ter o título de eleitor porque me sinto um verdadeiro cidadão. Votar é exercer um direito meu’’, falou.
Questionado sobre seu interesse na política, o estudante foi enfático. ‘’Estou sempre de olho no que acontece, assistindo aos programas televisivos, acompanhando as notícias e debatendo com meus colegas e professores. O voto nos dá a chance de mudar os rumos do Brasil. Se não tomarmos partido nessa luta agora, que tipo de país deixaremos para nossos filhos e netos?’’, questionou.
Em São Paulo, a estudante universitária Isabella Rodrigues, acabou de completar 18 anos e já está com o seu título em mãos.
‘’Essa vai ser a primeira eleição em que irei votar e estou muito empolgada. Quero fazer parte das mudanças e melhorias que só as urnas podem trazer para o país’’, disse.

FIQUE ATENTO

O prazo para retirar o título de eleitor este ano é até o próximo dia 7 de maio. O estudante interessado deve procurar neste período um cartório eleitoral mais próximo de sua residência, ou acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer o pré-atendimento. Ao acessar o serviço, também chamado de Título Net , basta preencher os campos de identificação até o final e apresentar o protocolo gerado on-line em uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, com a documentação exigida.
Para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência. O certificado de quitação do serviço militar é também obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos.