NAC promove evento que terá contação de histórias, exposição de quadros e apresentação do Sala Preta



  1. 1
    (Fotos: Divulgação)
    NAC ficará responsável pela arrumação e decoração do ambiente no "Show de PicNic" 
    Yoga, contação de histórias, exposição de quadros, apresentação do Sala Preta e tapioca. Tudo isso no "Show de PicNic", que será realizado neste domingo, 16, depois do almoço, no Zoológico Municipal, em Volta Redonda. A promoção é do NAC (Núcleo de Ação Comunitária), que ficará responsável pela arrumação e decoração do ambiente. 
    - Os escoteiros se responsabilizam pelas atividades de recreação. Nas atividades de conhecimento, teremos a participação de uma professora de yoga. Para a conscientização ambiental e cuidados com as coisas públicas, solicitamos a Guarda Municipal e o Zoo - detalha a presidente do NAC, Dayse Penna. 
    O objetivo, segundo ela, é promover a valorização do espaço público, estimulando a participação cidadã, a diversão, a socialização, o desenvolvimento cultural e a cultura da paz.
    - Reconhecendo a importância da utilização dos espaços coletivos e também interessados em estimular a integração das instituições congregadas ao NAC, consideramos a necessidade de propor um projeto onde poderíamos unir os propósitos: socializar, divertir, educar e integrar - explica. 

    O que vai rolar no domingão do Zoo 

    2
    Espaço público: Ideia do projeto é unir os propósitos; socializar, divertir, educar e integrar
    No "PicNic", nada será feito de improviso. Um estudo detalhado englobou a arrumação e decoração do ambiente. Os estímulos para as práticas cidadãs, como respeito ao meio ambiente, consciência sobre os cuidados com as coisas públicas e higienização do espaço também foram pensados. Durante o evento serão desenvolvidas oficinas relacionadas à prática do lazer: confecção de pipas, brincadeiras e jogos recreativos. E o desenvolvimento cultural não foi deixado em segundo plano, abrindo espaço para contação de histórias e música.
    Além da apropriação do espaço público, o "Show de PicNic" busca sensibilizar, dentro de um processo lúdico e educativo, atitudes éticas e cidadãs.
    - Queremos estimular o conhecimento sobre o meio ambiente, desenvolver habilidades, promover integração e atividades culturais, resgatar a prática do lazer em ambientes públicos e promover a cultura da paz - enfatiza Dayse. 
    Haverá rodas de conversas, brincadeiras, exposição dialogada e bate-papo com profissionais. Mais: oficinas artesanais, música e leitura, atividades recreativas, dinâmicas orientadas e alimentação compartilhada. Por que tudo isso?
    - Para desenvolver o espírito de pertença, posicionar-se de maneira responsável e construtiva, ter atitudes solidárias e cooperativas, valorizar a vida e o convívio harmônico, perceber-se agente integrante e transformador do ambiente, aprender músicas, conhecer novos livros, ampliar conhecimentos, divertir-se, fazer novos amigos e usufruir dos espaços coletivos - fala.
    Dayse argumenta que o NAC propõe aos parceiros uma metodologia que utilize ações participativas e autônomas, proporcionando a construção do conhecimento e o protagonismo no seu processo de desenvolvimento, com foco no "aprender a aprender", "aprender a ser" e "aprender a conviver". 
    - As atividades propostas serão centradas na ação e na reflexão crítica, considerando o repertório de cada indivíduo e estabelecendo conexões com as diversas informações, de modo a integrar esses elementos na construção de novos saberes - diz. 

    O que é o Núcleo de Ação Comunitária 

    3
    Instituições atuam nas áreas da assistência social, educação, saúde, meio ambiente e cultura
    O NAC é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 23 de fevereiro de 1972. De acordo com Dayse Penna, a finalidade é a de congregar instituições beneficentes de Volta Redonda para oportunizar a troca de saberes e experiências, oferecer assessoramento técnico, político, administrativo, financeiro e promover o fortalecimento de todas elas. 
    Atualmente, o NAC/VR reúne 22 instituições que atuam nas áreas da assistência social, educação, saúde, meio ambiente e cultura. Sua história começa quando se reuniram em 1971 para organizar um evento de festa popular, Feira da Primavera, a fim de arrecadar recursos financeiros.http://www.olhovivoca.com.br/cidades/2206/zoologico-de-volta-redonda-ganha-programacao-especial-neste-domingo/