Na última semana jovens e estudantes surpreenderam o Ilmo Prefeito Jonas Marins, na porta da prefeitura aos gritos, “Chama o Prefeito”, “Chama o prefeito" a juventude saiu em passeata da Praça dos Caquinhos (em frente Casas Bahia) sentido prefeitura e foram alertando a população que a juventude, o movimento estudantil, não morreu, e está nas ruas se mobilizando quando se faz necessário.Foi um ato que trazia demandas dos estudantes secundaristas.


A passeata ocorreu por toda a avenida Joaquim Leite, fomos barrados por Guarda-Municipais, Polícia Militar mas não nos intimidamos.Uma ideia tinha de chegar na prefeitura, não era manifestação qualquer, era uma manifestação da juventude barramansense em prol de seus direitos, de suas demandas, de seus sonhos em busca de conquistas tanto para a classe quanto para outras categorias que auxiliam esta juventude, que são os professores, funcionários e demais servidores que ajudam a construir a sociedade. A juventude presente não tinha partido, não tinha armações ideológicas por trás, até havia um ou outro envolvido com política partidária, mas a maioria era independente, apenas jovens em busca de seus direitos, assim como eu. Por falar nisso, vale complementar dizendo que os jornais trouxeram a notícia mas se equivocaram em algumas afirmações. Estavam completamente erradas.

Assim que a manifestação chegava à porta da prefeitura guardas fecharam o portão de entrada para impedir nossa entrada. Com tantos berros pela cidade a imprensa local chegou, os funcionários da prefeitura olhavam com cara assustada com o que estava acontecendo. No decorrer do ato o nobre vereador Beleza chegou, dialogou comigo e com todos os jovens presentes e até ofereceu a tribuna da Câmara Municipal para as demandas da juventude. 
 Fiquei extremamente grato por sua colaboração e respeito por nossa causa.

Vale ressaltar não era uma manifestação contra o prefeito mais sim um "chama atenção" que uma parcela da sociedade ainda não se ver representada, que são os jovens. No decorrer daquilo tudo adivinha quem apareceu?

Nosso prefeito. Pediu para abrir o portão da prefeitura nos deixou entrar na parte do estacionamento e ouviu nossas principais reivindicações. Tanto eu quanto vários outros amigos e líderes só pensávas-mos em um foco, políticas públicas para juventude precisam ser mais discutidas, apresentadas e serem recebidas por nós jovens. 

Queremos de fato mudanças na administração pública quanto as relações governamentais e as propostas para o jovens.

O prefeito garantiu, que será um parceiro da juventude que seu gabinete estará aberto para os jovens de Barra Mansa-RJ isso muito nos tranquiliza mas não vamos deixar de pautar.Jonas disse que vai priorizar áreas de nosso interesse, como a área da educação, com cursos universitários e técnicos gratuitos, além de melhoria nos salários dos professores, no entanto algo que naquele momento não foi lembrado por vacilo de minha parte, mas podemos fazer isso neste momento.

É o seguinte, estou junto ao vereador Rodrigo Drable em busca de implementação de um pólo do Instituto Federal do RJ, conforme já até noticiamos e os jornais tradicionais trouxeram, porém ainda não conseguimos agendar a reunião chave da parceria entre o prefeito e a direção do campus do IFRJ junto a mim e ao vereador pois o prefeito não conseguiu encaixar em sua agenda.Solicitamos maior agilidade para esta reunião, para que este ano ainda dê tempo da juventude poder desfrutar de benefícios na área de educação com projeto do Governo Federal.

Logo após ouvir nossas demandas e se comprometer conosco fizemos avaliação que o ato foi produtivo, mas muita outras cobranças precisam ser feitas para garantir as tais sonhadas mudanças.O coordenador de juventude estava por coincidência na prefeitura e pode acompanhar a mobilização, por sinal até dialogamos um pouco.Lembrei-o que somos mais de 43 mil jovens de 15 a 25 anos.

Reclamações como falta de professor, problemas na distribuição de uniforme mesmo em maio ainda não foram solucionadas em algumas escolas perante alguns jovens que relatam isso ao prefeito.Aguardamos um reajuste melhor e uma valorização melhor dos profissionais de educação, para uma transformação do ensino público municipal.

Antes de encerrar, só para tirar algumas dúvidas....

Houve alguma entidade oportunista no evento ?
Sim.

Você acredita que as mudanças com foco a juventude ocorrerão em breve?
Sim.Até pela apresentação do projeto de lei do Conselho Municipal de Juventude que o vereador Marcelo Borges apresentou, elaborado por nós do Juventude-BM em união com a proposta da equipe do vereador.

Além da lei do Vereador Jaime Alves, que aprovou o “DIA DA CONSCIÊNCIA JOVEM".

E vindo diretamente do poder público perante a reunião que havia tido com a coordenadora  políticas públicas sobre droga.

E claro das próprias palavras do prefeito o qual acredito que vai cumprir.

Algo que não foi dito acima e gostaria de dizer? 

Sim.Primeiro agradeço o vereador Beleza por colaborar com o ato assim que presenciou.Agradeço o prefeito Jonas Marins por nos receber.Apesar de entender que seria o mínimo mas geralmente não é assim que os governantes passados fizeram.Já fiz passeata em 2003,2006 e outras com diversos temas, na grande maioria das vezes aumento de passagem e as gestões anteriores jamais nos recebeu- Acho válido como o prefeito nos tratou, isso é uma forma de respeitar.Agora mãos a obraaaa !?