Piraí deve gerar 500 vagas em 2011
A Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Piraí projeta que em 2011 a oferta de vagas será grande no município. A expectativa de crescimento do número de empregos para este ano decorre da perspectiva de ampliação da linha de produção da Ambev, da instalação de pelo menos quatro novas empresas e da quase certa implantação de mais um condomínio industrial, em Arrozal.
Das novas empresas que chegam, duas devem se instalar em Arrozal – uma distribuidora de alimentos e uma usina metalmecânica - e outra, de comércio exterior, possivelmente no bairro Vale Verde, na sede do município. Com base nos protocolos de intenções de empresas que estão em negociações com a Secretaria, há possibilidade de criação de pelo menos mais 500 empregos em 2011.
Para melhorar ainda mais o cenário de empregos para 2011, um dos focos principais das ações, por determinação do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), está sendo atrair empreendimentos que beneficiem a mão de obra feminina. Isso porque no ano passado, de acordo com números do SINE de Piraí, a oferta de vagas para a mão de obra masculina foi amplamente superior à das mulheres.
Mais qualificação
O Sine Piraí ampliou significativamente tanto o número de atendimentos como o de colocações de trabalhadores em 2010. Os atendimentos aumentaram 43% em relação a 2009 - saltaram de 4.862 para 6.707, média de 560 por mês – e o de colocações de trabalhadores nas vagas oferecidas quase decuplicaram - um salto expressivo de 58 colocações em 2009 para 522 em 2010.
Ao logo de 2010, a Prefeitura de Piraí ofereceu cerca de 30 cursos diferentes, nas áreas de serviço, comércio e indústria, mediante convênios com o SENAI, o SENAC e algumas empresas. O objetivo desses cursos é dar condições para que os trabalhadores do município possam crescer profissionalmente e melhorar a renda.
Fonte:Folha do Interior