Advertisement

Centro deve ser entregue dentro de oito meses

O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, anunciou nesta segunda-feira, dia 21, o início das obras de construção do Centro Municipal Especializado de Atendimento Educacional (Ceat). As obras estão previstas para terminarem dentro de 240 dias e têm um investimento de R$ 435 mil. A nova sede do Ceat vai funcionar na Rua Cristóvão Leal, nº 147, ao lado do novo colégio do Centro. De acordo com a coordenadora pedagógica do Ceat, a vereadora Sônia Coutinho, a nova sede vai proporcionar aos profissionais e alunos mais conforto e tranquilidade.

- A nova sede será maior e mais confortável. Vamos poder oferecer um atendimento melhor, pois atualmente não temos sala de espera e nem de reunião. Além disso, vamos ter uma loja para expor e vender os artesanatos confeccionados pelos próprios alunos da Oficina Profissionalizante Didi Carvalho. Este ano vamos intensificar a equipe itinerante que vai percorrer as escolas, creches, sala de espera do Hospital da Mulher, entre outros locais. Tudo isso para identificar novos alunos, conhecer o problema de perto e encaminhar as pessoas para o Ceat. Com os novos concursados, vamos conseguir ampliar este trabalho, além de oferecer um serviço mais eficiente – comenta Sônia, que agradeceu a sensibilidade do prefeito Zé Renato em relação à educação especial.

O prefeito afirmou ser muito importante investir em educação e disse estar realizando um sonho com a construção da nova sede do Ceat. “É uma satisfação estar aqui e anunciar esta nova obra que vai beneficiar os mil alunos atendidos hoje pelo Centro. Temos enfrentado muitos desafios e buscado investir cada vez mais em educação. A lei preconiza que devemos investir um certo percentual na saúde e educação e o município tem conseguido investir mais do que a lei recomenda. Graças a Deus temos contado com parceiros como a Câmara Municipal e os governos Estadual e Federal para dar uma dinâmica nas ações”, ressalta o prefeito, ao reforçar que hoje o Ceat funciona num local emprestado e mesmo assim “realiza um trabalho magnífico”.

Para a orientadora educacional do Ceat e mãe de um aluno surdo, Eliane Max Pinto, a obra está sendo esperada ansiosamente pelos diversos pais que têm seus filhos atendidos pelo Centro. “O atendimento do Ceat hoje é grande e a estrutura não estava comportando esta grande demanda. Com a nova sede, teremos um espaço maior e mais confortável. Esta obra é esperada com muita expectativa e ansiedade pelos pais”, conta Eliane.

Também estiveram presente a vice-prefeita Ruth Coutinho, os vereadores Uéslei Carlos de Brito, Vicente Carneiro Leão Filho, Luiz Baptista de Barros e Elias Romeiro Barbosa, bem como a secretária e o subsecretário de Educação, Sílvia Victória Coutinho, e Rogério Rocha Costa, respectivamente, e o diretor da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Célio Magalhães.

Projeto - O novo Centro Municipal Especializado de Atendimento Educacional (Ceat) vai funcionar na Rua Cristóvão Leal, nº 147, no Centro. Atualmente, o Ceat atende mil alunos com deficiência visual, auditiva, com deficiências múltiplas, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e super dotação. A nova sede vai contar com dez salas para atendimento, sala de espera, banheiros adaptados, refeitório e espaço para exposição e venda dos artesanatos confeccionados pelos alunos.