Para comemorar a data, o Sistema OCB/RJ promove, no dia 5 de julho, uma série de atividades gratuitas para o público que visitará o zoológico, localizado na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro. A instituição ainda adquiriu um passaporte anual gratuito do BioParque para 4 mil ligadas a 70 cooperativas de mais de 40 cidades do estado.
Já na entrada, os visitantes serão impactados com artistas circenses, como malabaristas, bambolistas e pernambucanos. No espaço interno, as ações são em quatro ambientes que oferecem entretenimento para toda a família, por meio das cooperativas Coopidade, Cooptec, Data Coop, Unimed Ferj, Uniodonto Ferjes, além da empresa circense Churumello Circus.
O Dia Internacional do Cooperativismo é realizado todo primeiro sábado de julho desde 1923, por iniciativa da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a principal organização mundial do setor. Um dado foi oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, consolidando o dia como símbolo da parceria entre as cooperativas e os esforços globais para o desenvolvimento sustentável, inclusão e paz. Com o lema “Cooperativas: Impulsionando soluções inclusivas e sustentáveis para um mundo melhor”, o CoopsDay deste ano ganha ainda mais relevância, já que a ONU decretou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, apoiando o papel transformador do cooperativismo na promoção do desenvolvimento sustentável, da inclusão e da equidade social.
O Sistema OCB/RJ é dividido em duas casas, cada uma com sua função específica e todas sempre trabalhando juntas pelo cooperativismo. O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) é uma entidade que atua na representação, defesa e desenvolvimento do cooperativismo no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) tem a finalidade de promover a autogestão e difundir a cultura cooperativista, acompanhando de perto as cooperativas fluminenses, oferecendo soluções para a sustentabilidade do negócio, bem como formação profissional, promoção social e serviços às cooperativas. Informações: Link
|