Advertisement

Bayer abre inscrições para 2ª geração do Programa de Trainee Liderança Negra com foco em inclusão e diversidade 

Edição contará com 33 vagas, número recorde dentre todas as edições do programa de trainee da companhia 

-- A Bayer, multinacional alemã referência nas áreas de saúde e agricultura, acaba de anunciar o seu programa voltado para atração e desenvolvimento de profissionais negros. A partir de hoje (30), a empresa está com processo seletivo aberto para a 2ª geração do Programa de Trainee Liderança Negra com oportunidades voltadas para a valorização étnico-racial. O objetivo da companhia é dar continuidade ao projeto de diversidade racial em seus cargos de liderança, e, assim, contribuir na luta contra a desigualdade racial em cargos executivos no Brasil.

 

Na nova edição, o Programa de Trainee Liderança Negra terá 33 posições abertas nas cidades de São Paulo (SP), Belford Roxo (RJ), São José dos Campo (SP) e Uberlândia (MG) e remuneração de R$ 7.200,00. Este, inclusive, é o maior programa de trainee já promovido pela Bayer, em relação à quantidade de vagas oferecidas. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa até o dia 26 de setembro. Através dessa iniciativa, a empresa pretende preparar esses talentos para enfrentar os futuros desafios, de acordo com as necessidades dos negócios.

 

“Diversidade e Inclusão é um dos pilares prioritários para a Bayer. Estimular o aumento da representatividade significa entender que esse aspecto gera um impacto direto em engajamento, pertencimento e inovação. Nosso objetivo com a continuidade do programa é que tanto o quadro geral de colaboradores, quanto o de liderança da companhia reflitam a composição racial do nosso país,” explica Maurício Rodrigues, Presidente da Bayer Crop Science para América Latina e líder do BayAfro, grupo interno da empresa com foco em questões raciais.

 

Os selecionados desta 2ª geração do Programa de Trainee Liderança Negra terão alguns benefícios ao longo da jornada. Alguns deles são: flexibilidade de horário, Short Friday e modelo de trabalho híbrido (a depender do local), assistência médica e odontológica, VT ou fretado (a depender do local), restaurante no local, subsídio para medicamentos, GymPass, Conte Comigo (Assistência psicológica, dependência química, consultoria jurídica e financeira), licenças maternidade e paternidade estendidas, auxílio-creche, previdência privada, seguro de vida e flexibilização de férias.

 

Serão elegíveis profissionais negras e negros, com conclusão do curso tecnólogo, superior ou pós-graduação entre Dezembro de 2019 e Dezembro de 2022. Não há restrição em relação ao curso do candidato, uma vez que a Bayer está em busca de profissionais diversos com diferentes bases de formação. Por isso, os participantes serão selecionados em linha com as necessidades das áreas. Os selecionados começarão a atuar na empresa em fevereiro de 2023.

 

Participantes da 1ª geração destacam relevância do programa para a carreira 

 

De forma inédita no mercado, a Bayer anunciou em 2020 a primeira edição do Programa de Trainee Liderança Negra. Todos os 19 selecionados da edição anterior foram efetivados este ano pela companhia e puderam fazer parte de uma jornada de muito aprendizado.

 

Larissa Aniceto, formada em Administração, foi uma das selecionadas e hoje atua como Analista Sênior de Treinamentos da Bayer na unidade de São José dos Campos (SP). Ela ressalta a importância de programas afirmativos para a população negra e para a sociedade. “A Bayer atua não somente na preparação de profissionais para a própria empresa, mas também para a sociedade. Fazer parte de um programa que foi pioneiro na questão étnico-racial me permitiu ter uma nova perspectiva de vida. Hoje, como mulher periférica, me sinto muito mais segura e autônoma para guiar minha carreira. A Bayer me trouxe o poder de sonhar e a possibilidade de ocupar um lugar e sentir que eu pertenço a esse espaço,” diz Larissa.

 

Sentimento parecido é o de Dayanne Kelly Soares Santana, de Petrolina (PE), que ingressou na Bayer como estagiária e viu no programa uma oportunidade para seguir na empresa. “Tem muita gente negra desbravando o mundo, eu não estou sozinha. Só precisamos de uma oportunidade para mostrar nossa capacidade. O processo seletivo do programa de trainee foi um marco na minha vida. Foi a primeira vez que eu não era a única negra, me conectei a pessoas similares a mim com histórias lindas,” conta Dayanne, que atualmente é Pesquisadora Associada de P&D na área de Crop Science da Bayer, e quer incentivar mais pessoas negras a se inscreverem nessa seleção.

 

Já para Guilherme Ventura Martins, 30 anos, os desafios também foram muitos. Formado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele foi o primeiro da família a ter acesso a uma educação de qualidade. Após concluir a graduação, investiu na sua formação para acelerar a carreira e chegou a concluir uma pós-graduação na Universidade de Toledo, em Ohio, Estados Unidos, mas não tinha ambição de se tornar um grande líder pela falta de referências de lideranças negras. Guilherme atualmente trabalha como Especialista de Expansão de Negócios de Oncologia da Bayer. “Sempre achei que não tinha perfil para participar de um programa de trainee, para ser líder e concorrer com pessoas com melhor formação do que eu. Achava que tudo seria muito mais difícil para mim e estaria perdendo meu tempo. Eu realmente só me candidatei quando vi que era um programa afirmativo para pessoas negras e que meu potencial seria reconhecido,” conta Guilherme.

 

Serviço Programa de Trainee Liderança Negra da Bayer Brasil 

 

Inscrições: pelo site do programa 

Prazo: de 30 de agosto até 26 de setembro

Quem pode se candidatar: pessoas que que se autodeclaram preto/a ou pardo/a; possuem graduação (bacharelado, tecnólogo ou pós-graduação) entre Dezembro/2019 e Dezembro/2022 e disponibilidade para mudança de cidade (caso escolha uma vaga em uma cidade diferente da sua de moradia).

Localidades: São Paulo (SP), Belford Roxo (RJ), São José dos Campo (SP) e Uberlândia (MG)

Duração: 18 meses

Remuneração: R$ 7.200,00

 

Sobre a Bayer  

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.