Centro de referência recebe entre 20 e 30 pessoas todos os dias; Projeto pretende construir um abrigo municipal

Para celebrar o dia da Responsabilidade Social, comemorado no dia 23 de setembro, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, através do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), realizou na manhã desta sexta-feira, 22, uma palestra com profissionais de diversas áreas do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa. Na ocasião, alguns cursos prestaram atendimento especial para os moradores de ruas assistidos pelo projeto.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, os atendimentos realizados nesta sexta complementaram os serviços já desenvolvidos pelo Centro. “Durante o evento, eles tiraram dúvidas jurídicas sobre os direitos, informações nutricionais, aferiram pressão e glicose”, completa. 

De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Edilene Oliveira, atualmente o local recebe entre 20 e 30 pessoas todos os dias. “O perfil da maioria dos atendidos é do sexo masculino e que sofrem com dependência química, transtorno mental, desemprego ou conflito familiar. O Centro existe para dar esse apoio que eles tanto precisam e retomar a vida novamente”, contou a coordenadora. 

Edilene disse ainda que o Centro Pop trabalha em com as demais secretarias do município. “Dependendo da situação do morador de rua, nós articulamos junto à Secretaria de Saúde o encaminhamento para os postos de saúde, UPA ou Santa Casa. Além disso, elaboramos o currículo da pessoa e colocamos o endereço do Centro ponto de referência”, afirmou.

Hoje em dia, o Centro Pop atende somente no período diurno. Para o pernoite, os moradores são encaminhados para os abrigos que existem na cidade como Lar de Jesus, Lar de Maria e SOS. A ideia, segundo a psicóloga, é construir um Abrigo Municipal. “O projeto já foi encaminhado ao prefeito Rodrigo Drable e está em processo de habilitação junto à Secretaria de Assistência Social. Nossa expectativa é atender, através desse abrigo, cerca de 20 pessoas entre homens e mulheres”, finalizou.

O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na Alameda Vanazzi, nº 450, no bairro Ano Bom. Através dele são realizados diversos tipos de atendimento à população de rua, como encaminhamento para emissão de documentos e para inserção no mercado de trabalho; oficinas e grupo de convivência, além de servir refeições para a população em situação de rua e disponibilizar banheiros para higiene pessoal. Conta com uma equipe multidisciplinar formada por 12 pessoas entre psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.